terça-feira, 26 de abril de 2011

RIO GRANDE PERDE RUI BIRIVA...


Rui Biriva
E todos nós, companheiros de festivais pelo Rio Grande do Sul afora, perdemos um grande amigo e companheiro. Rui se tratava de um tumor no intestino e não conseguiu superar a adversidade. Com certeza nosso parceiro que sempre estava sorrindo, lutou de todas as formas possíveis para cruzar esta. Não deu amigo velho. Que Deus nosso Senhor te receba lá em cima e cuide de vc. Aqui embaixo seus amigos jamais o esquecerão, seja pela tua bondade, seja por tua alegria e encanto de cantar.
Rui tinha 53 anos de idade, deixa espôsa, Priscila e um filho. Fez uma carreira cheia de realizações e deixa um belo trabalho a todos seus fãs e amigos.
O apelido "Biriva" foi ganho depois de Rui vencer o festival Seara da Canção Gaúcha, em Carazinho, em 1982, com a canção Birivas, de Airton Pimentel. "Biriva" é uma designação para os tropeiros de gado das comunidades de cima da Serra. Rui voltaria a vencer o mesmo festival em 1984, com a música Santa Helena da Serra, parceria com José Luiz Vilela e até hoje uma de suas composições mais queridas pelo público.
Depois de gravar o primeiro LP em 1987, Cantar (Continental), Rui rapidamente tornou-se um dos nomes-chave de sua geração. Ficou famoso não apenas pelo sucesso popular de canções animadas e festivas como Tchê Loco, Festança, Pé na Estrada, Tonto de Saudade e Castelhana (esta última, parceria com Elton Saldanha), mas pela simpatia e espontaneidade cheia de humor que levava para suas músicas e para suas performances de palco.
Seu disco mais recente, Pedindo Cancha (2009), um CD que o próprio artista identificava como especial em sua trajetória — uma espécie de "álbum conceitual" temático sobre a Cancha Reta, um dos esportes campeiros mais antigos do Estado.
Nosso carinho, companheiro. Deus te abençoe.
Até amanhã.

Um comentário:

  1. Lamentável mesmo, mais um n ome ligado as tradições gauchas que nos deixa, este um cara alegre, divertido, pena...

    ResponderExcluir