sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Rio Jaguary - carta a uma amigo gaúcho.

 

Rio Jaguary (RS)

Rio Jaguary ( foto http://www.novapauta.com/ )

Rio Jaguary ( http://www.novapauta.com/ )
 
Ruy. Me recuso a saber que o Rio Jaguaryîagûara ("onça") e 'y ("água, rio")  está moribundo. Palco de minha infância e juventude, era lá, as margens do Rio Jaguary que íamos quase que todos os finais de semana acampar e passar horas agradáveis. Nasce ali nas bandas de Tupanciretã e termina desaguando no arenoso Rio Ibicuy ( Terra de Areia em Tupy Guarany) o maior afluente do Rio Uruguay. Jamais vou esquecer suas águas límpidas, fundo de pedra, matas nativas (Araçás, Pitangueiras em profusão, Angico Vermelho, Figueirinhas, Aroeiras, Branquilhos, Espinilhos, Guajuviras, Caraguatás, Carquejas, Bromélias das mais variadas espécies, cipó milomi (cipó mil-homens ?), barba de bode, unhas de gato, herva bicho e tantas outras árvores. Nas mais altas se acomodavam as Pombas Carijós e Gaviões. Havia jacús em quantia, capivaras, tatus mulitas, tatus itês, Bugios, veados mateiros e uma lista infindável de pássaros nativos. Quero aqui agradecer, em nome da Mãe Natureza, (se ela me permitir, claro)  aos "agricultores" gaúchos que no afã de juntar dinheiro prá comprar casa na praia, ap. na capital e andar de carro do ano, o sucesso alcançado em matar o Rio Jaguary. Não só o Rio Jaguary pois se ele se fôr, irá tudo o que em torno dele gira. Animais, pássaros, e tudo o mais, inclusive vcs. Sem água não há vida. O meu querido estado sulino pede socorro pois com a falta de chuvas, não há água para repôr o que os "donos das terras" tiram com bombas de rios como o citado, Rio Ibicuy (quase seca na safra do arroz) Rio Uruguay (arrozeiras com possantes motores funcionando 24 horas) . Será isso, em nome do progresso? Uma estultice destas? Acorda Rio Grande. Arauto sempre que foi de causas as mais expressivas dentro da Federação, está dormindo e deixando acabar com seu solo, sua bio diversidade. Poucos estão fazendo o que muitos deveriam fazer pelo bem da sua preservação. É agora, ou nunca. Aproveitem que os piores depredadores do estado já se foram do Rio Grande para terras mais longinquas em especial o Mato Grosso do Sul (dizimaram as florestas de lá) ou ao sul da Bahia ( derrubaram até a mangueira que fazia sombra ao casario da Fazenda prá "aproveitar a terra". Acabo de voltar de lá e fiquei horrorizado com a devastação ali causada.Fica aqui um desabafo a quem interessar possa. Rio que seca é uma viagem sem retorno. Vai sobrar o leito do rio e nem uma lágrima para chorar. Só pedra e areia.
Fui...

2 comentários:

  1. Lindo texto. Infelizmente nossos rios estão morrendo. Dos bichos que relata, nunca vi jacús, capivaras e veados por aqui...É a ação do homem prejudicando o maior presente dado ao homem.
    O Ibicuy em pouco tempo será somente areia. É triste, muito triste. Espero que algo seja feito urgentemente, caso contrário, essas imagens ficarão somente em nossas lembranças.

    ResponderExcluir
  2. O que vai acontecer é que os netos destes mesmos agricultores haverão de amaldiçoá-los por lhes deixar uma terra SECA e SEM VALOR, onde NADA pode ser produzido. Mas que importancia tem isso se a "vida socialité" -o que mais importa para os "barões" da cidade- se resume em carro, borracheira, mulher e festa na zona?

    ResponderExcluir