sexta-feira, 4 de março de 2011

Língua alemã...aprenda com facilidade!!!

                                                       Reichstagsgebäude von Westen
                                              
A língua alemã é relativamente fácil, e aquele que sabe latim e está habituado as declinações aprende facilmente falar, ler e  escrever o alemão. Isto é o que dizem os professores de alemão na primeira lição, e então começam a estudar der, des, dem, den, die e dizem que logo, logo vem tudo fácil.
É simples. Para ver claramente vamos estudar bem o alemão usando um exemplo:
Primeiro, pega-se um livro de alemão. É um magnífico volume forrado em seda, publicado em Dortmund e trata de usos e costumes dos Hotentotes (em alemão hottentotten).
Conta-se que os cangurus (Beutelratten) são capturados e metidos em jaulas (Kotter), cobertas com um pano (Lattengitter) para proteger-los das intempéries. Essas jaulas, se chamam em alemão jaulas cobertas com pano (Lattengitterkotter) e quando dentro tem um canguru, a isso se chama (Lattengitterkotterbeutelratten), ou, canguru da jaula coberta com pano.
Um dia os Hotentotes prenderam um assassino (Attentater) acusado de haver matado a uma mãe (mutter) Hontentota (Hottentottermutter), mãe de um filho  estúpido e burro (stottertrottel). Essa mãe é chamada em alemão  pelo nome de Hottentottenstottertrottelmutter e seu assassino se chama Hottentottenstottertrottelmutterattentater.
A polícia o capturou e o prendeu dentro de uma jaula de canguru. (Beutelrattenlattengitterkotter), porém o preso conseguiu evadirse. Em seguida começa a busca desenfreada para recapturá-lo. Logo vem um guerreiro Hotentote gritando a toda brida:
- Eu capturei o assassino (Attentater, recordemos).
- Que assassino? lhe pergunta o Chefe de Polícia.
- Ao Lattengitterkotterbeutelratterattentater – responde o guerreiro.
- Como??? o assasssino que está preso na jaula de cangurus coberta com pano? lhe pergunta o Chefe dos Hotentotes.
- Sim!! Responde a duras penas o indígena. – O Hottentottenstottertrottelmutteratentater. (O assassino da mãe Hotentota do menino estúpido e burro).
- Anda demônios!! Protesta o Chefe Hotentote. - Poderias ter dito desde o início que havias capturado ao Hottentotterstottertrottelmutterlattengitterkotterbeutelrattenattentater.


Como se pode notar, o alemão é facílimo. Basta claro, um pouco de interesse de vossa parte e que use um poquito de esforço e boa vontade...
té manhã...

2 comentários:

  1. Gostei muito, a partir de amanhã, sem falta, vou me inscrever num cursinho destes gratis e aprender alemão, afinal, corre nas minhas veias uns 47,32% de sangue alemão (dos Krug),o resto suiço, daí a obrigação.Falta do que fazer...

    ResponderExcluir