segunda-feira, 15 de maio de 2017

UM EXPERT EM PORCOS - Juan José Millas - El País


A última temporada em Fargo (Série da ICON Televison) começa com um interrogatório na antiga Alemanha Oriental. A polícia interroga um detido e pergunta se ele se chama Joe Doe. O detido diz que não. A polícia verifica então alguns papéis e diz que o que é colocado lá é que representa verdadeiramente a visão do Estado.
- Talvez o Estado possa estar errado? Acrescenta o interrogador.
O detido emudece pois acusar o Estado de cometer erros pode levar a mais conflitos do que a representação. O Estado em regimes totalitários sempre estará certo. 
Na foto acima, tens Kim Jong-un levando a razão no que diz respeito a porcos. O "Querido Líder", ou como é conhecida essa saga familiar, indivíduo amado e que não sabe nada acerca desses animais,  porém convidaram-no a visitar uma Granja e aí o tem: se separou do séquito, aproximou-se dos "gorditos" e começou a opinar sobre seu peso, seu tamanho, sua cor, sua textura...não temos nem idéia. O certo é que sua atitude é a de um entendido capaz de fornecer uma lição magistral sobre a matéria.   Na verdade, seus subordinados estão com um caderno e lápis para tomar notas. Talvez, Kim Jong-un acabou de dizer que esses cervos estão pesados demais em kilos. Se ele diz que são Cervos, são Cervos. Ou quem sabe está se limitando a contar: um, dois, três, quatro, para mostrar seus conhecimentos de aritmética. Seja o que for, a cena assusta porque, em quanto homem, mesmo em carne de porco (todos os mamíferos até ao fim e cabo) também sofre de alguma forma.
Aqui, o único que gosta  é a gordura.
(extraído do Jornal espanhol El País)

Nenhum comentário:

Postar um comentário