quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Língua Alemã...fácil...fácil...

O Canguru (Beutelratten)

A língua alemã é relativamente fácil. Aquele que sabe latim e está habituado com suas declinações aprende rapidamente. Isto, dizem todos os professores de alemão logo na primeira lição. E começam a ensinar você  os der, des, dem, den, die e dizem que logo é tudo igual. É muito sensível. Para ver claro, vamos aqui, estudar bem o alemão usando um pequeno e simples exemplo :
Primeiro se toma um livro em alemão. É um magnífico volume, forrado de tecido, publicado em Dortmund e trata dos usos e costumes dos Hotentotes (em alemão hottentotten).
O livro nos ensina que os cangurus (Beutelratten) são capturados e metidos em jaulas (Kotter), cobertas com uma tela (Lattengitter) para proteger-los do mau tempo. Essas jaulas se chamam em alemão, jaulas cobertas de tela  (Lattengitterkotter) e quando está dentro o canguru, a isso se chama (Lattengitterkotterbeutelratten), o canguru da jaula coberta com tela.
 Um dia os Hotentotes prenderam a um assassino (Attentater), acusado de haver morto uma mãe (mutter) Hotentota (Hottentottermutter), mãe de um menino tonto e tartamudo (stottertrottel). Essa mãe, tem por nome em alemão Hottentottenstottertrottelmutter e seu assassino se chama Hottentottenstottertrottelmutterattentater.

digo eu, Ivanhoé....pausa para uma reflexão...( lembrar do Ruy Gessinger e de Lissi Bender lá dos pagos frios do sul)..... seguimos....

A policia o capturou e o meteu dentro de uma jaula de canguru (Beutelrattenlattengitterkotter), porem minutos depois o preso se evadiu. A seguir começa a correria atrás do foragido e logo surge um guerreiro Hotentote gritando a todos pulmões:
-  Eu capturei o assassino !!!!!  (Attentater, recordemos).
- Qual assassino pergunta o  chefe.
- Ao Lattengitterkotterbeutelratterattentater -responde o guerreiro.
- O assassino que estava na jaula dos cangurus coberta com tela ??? -disse o chefe dos Hotentotes.
É, responde a duras penas o indígena - o Hottentottenstottertrottelmutteratentater. ( o assasssino da mãe Hotentota do menino tonto e tartamudo).
- Anda, demônios, - contesta o chefe Hotentote. - poderia ter dito desde o início que havias capturado ao
Hottentotterstottertrottelmutterlattengitterkotterbeutelrattenattentater. 

Aí...volto eu..depois de lembrar do nosso guru mestre Ruy Gessinger e da Lissi Bender lá das bandas da "Alta Pikade" , Santa Cruz do Sul, Rio "Krande do sul".

simples...simples....o linguajar alemão!!! Basta um pouco de interesse da vossa parte, caros luminares, apenas um pouco de esforço!!!!!
(texto adaptado)

   
_______________________________________________________________

Um comentário:

  1. Fácil? Pode ser para os inteligentes. Para mim não. No latim os casos nominativo, genitivo, dativo, acusativo, vocativo e ablativo. Meu pai nasceu lá e aportou em nossa capital em 1923. Aqui aprendeu o português (falar e escrever) lendo o Correio do Povo). Ele nunca conseguiu dizer UM salame e sim dizia UMA salame, pois salame é feminino em alemão. Tendo o seu irmão, Edmund, desde o final de 44 como prisioneiro de guerra dos ingleses em Bari no sul da Itália depois de ter sido baleado numa perna durante um salto(paraquedista) onde ficou até o final de 47 o pai mandava via Cruz Vermelha roupas e alimentos à sua cunhada e meu primo que estavam em München foi considerado quinta coluna pela vizinhança. Resultou daí que nunca mais falou o seu idioma e com isto meu já falecido irmão, o Henrique e eu não aprendemos nada do idioma.
    As dificuldades pela omissão do estado brasileiro com os emigrantes, especialmente germanos e italianos na implantação de escolas criou sério problemas, mas essa é outra história.

    ResponderExcluir