segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

FOGOS : Animais em perigo!!!!



"To morrendo de mêdo, meu amigo!!!!!!
Pronto..Chegou o Natal. Esta data é especial para muitas pessoas. Hora de dar presentes aos familiares, namorados, amigos. Exagerar sobremaneira na comida. Preparar a viagem de final de ano, aquela tão esperada relaxada de férias. Tudo bem, mas, a maioria do pessoal esquece uma coisa super importante, mais importante até, que essa viagem esperada. O cuidado redobrado que temos que ter com nosso (s) bichinho (s) de estimação.( nossos porque eu mesmo, tenho 4) Aquele parceirinho que temos em casa e que faz a alegria durante o ano inteiro com suas brincadeiras e estrepolias, seu carinho e amor para conosco. Como protegê-los do mêdo, pavor, horror, causado pelos fogos de artifícios tão comum nesta época do ano? Principalmente os cachorros que possuem uma audição muito mais acurada que a dos homens, pois escutam sons mais graves ou agudos que os ditos "racionais". Traduzindo: o que para os festeiros é sinal de alegria e farra, para os cães é um incômodo terrível, causando dor aos ouvidinhos deles e por consequência o animalzinho fica sujeito a mais variada situação de acidentes. Segundo os especialistas no assunto, "o animal pode sofrer alteração em seu apetite, apresentar dermatite psicogenica ao lamber excessivamente alguma parte do corpo e ainda ficar agressivo ou com mêdo das pessoas", segundo a Dra. Rosangela Ribeiro, veterinária técnica da ARCA Brasil. 
Tem mais consequências, fora essa dos fogos de final de ano que as festas trazem consigo. Pessoas que querem sair de férias e abandonam seus bichinhos na rua. Isso mesmo. Colocam os parceirinhos do ano todo dentro do carro, e sumariamente os descartam na rua para não terem incomodação com suas férias. Isso cada vez mais está se tornando moda aqui nesta terra. Se vc por acaso presenciar isso de algum desses "racionais" praticar esse ato terrível, denuncie-o sem pensar duas vezes. Anote a placa do veículo e vá a delegacia de polícia mais próxima. Existem leis para tratar do assunto. E isso está lá devidamente contemplado. Faça sua parte.
Mas voltando ao assunto dos fogos de artifício, passo a vcs. preocupados com os bichinhos, algumas sugestões da ARCA Brasil ( Associação Humanitária de Proteção e Bem-Estar Animal) , organização que atua desde 1993 no cuidado e proteção dos animais) no sentido de proteger ou amenizar o sofrimento do seu bichinho de estimação nestes dias de festas.
1. Coloque uma coleira com plaqueta de identificação (RGA) no pescoço do seu cão ou gato, importante para achá-lo no caso de fuga. A coleira do gato deve ser elástica, para que não haja risco de enforcamento ao se prender a um galho ou outro objeto. A plaqueta deve conter o número do seu telefone (residência e celular).
2. Verifique se muros, cercas e portões encontram-se em bom estado e são suficientes para impedir a fuga do seu animal, mesmo que ele esteja apavorado. Antes do início dos fogos, acomode o seu animal em um ambiente protegido e seguro dentro de casa, ou numa área externa em que ele fiquem isolado dos perigos. 


3. Nunca deixe seu animal preso em corrente, pois na hora do pânico ele pode se machucar ou se enforcar. Se tiver mais de um cão, evite deixá-los juntos por precaução. Na hora dos fogos, excitados pelo barulho, podem brigar e se ferir gravemente.



4. Ofereça alimentos leves antes dos fogos. Distúrbios digestivos provocados pela agitação e pelo pânico podem levá-lo à morte.



5. Se você mora em apartamento, verifique se as telas de proteção das janelas estão firmes e seguras. Se não tiver tela, evite deixar as janelas escancaradas, sobretudo se você tem gatos e se não estiver em casa à meia-noite do dia 31.

6. Antes da meia-noite aproxime seu animal da TV ou de um aparelho de som e vá aumentando aos poucos o volume para que ele se distraia e se acostume com o som alto. Dessa maneira não ficará tão assustado com o barulho dos fogos.
7. Apesar de serem desconfortáveis, tampões de silicone ou algodão podem ser utilizados para diminuir a audição, e devem ser retirados assim que os barulhos cessarem.  
8. Saia para passear e brincar com o seu cão o máximo de vezes no dia das festas, assim ele ficará cansado durante a queima de fogos, e o medo dos rojões terá uma ação menor.
9. Para os gatos, transforme um quarto no cantinho deles. Crie algumas tocas com cobertores para aumentar a sensação de proteção.
10. Consulte um veterinário para saber sobre medicações e calmantes que podem tranqüilizar seu bichinho. Mas lembre-se:nunca dê medicamentos ao seu cão ou gato sem a indicação veterinária.

em tempo:  Essa modêlo da foto chamase "Belinha Ferreira" e foi encontrada no dia 24 de dezembro de 2009 em uma avenida da cidade de Mogi Mirim numa carreira desenfreada fugindo das rodas dos automóveis e do estrondo dos fogos de artifício que os humanos, ditos seres inteligentes insistem em propiciar nessa época do ano. Hoje portanto, ao menos para nós, ela completa exatamente 03 anos de idade e merece esse post. Concordam? Bjo. Ivanhoé




Nenhum comentário:

Postar um comentário